Tutoriais | Como fazer

ARQUIVOS EM PDF CHEGAM MAIS RÁPIDO NA PRODUÇÃO.

Trabalhamos com todos os tipos de arquivos, mas o PDF é o arquivo final que será enviado para a produção. Outros formatos serão convertidos em PDF e podem sofrer alterações de formas e cores no processo.

Veja alguns tutoriais que irão facilitar sua vida:

Gerenciamento de cores no Corel Draw

Antes de iniciar seu trabalho, vamos configurar o gerenciamento de cores. O aplicativo tem controles de cores concebidos para ajudá-lo a obter as melhores correspondências de cores possíveis. Para acessá-lo vá até o menu

Ferramentas>Gerenciamento de cores>Configurações padrão.

Gerenciamento de Cores

Configure o Gerenciador de acordo com a imagem abaixo:

Gerenciamento de Cores
Salve o gerenciamento configurado.

Salvar configurações

Publicar em PDF/X-1A Corel Draw

Após configurado o Gerenciamento de Cores, iremos configurar agora a publicação doPDF/X-1a. Vá até o menu Arquivo>Publicar em PDF… Em Predefinição de PDF, selecione: PDF/X-1a e em seguida clique em configurar.

Publicar PDF

Em Predefinição de PDF, selecione: PDF/X-1a e em seguida clique em Configurar.

Predefinição

Na aba “Geral” em Faixa de exportação deixe selecionado a opção “Documento atual”e em “Predefinição de PDF” e “Compatibilidade” deixe como a figura abaixo:

Geral

Na aba “Cor” em “Gerenciamento de Cores” deixe selecionado a opção “Usar configurações de cor do documento” e “Saída de Cores”: CMYK e em “Outros controles de cor” desmarque as opções: “Preservar impressões sobrepostas do documento” e “Sempre imprimir sobreposições de preto”.

Cor

Na aba “Objetos” em “Compactação do bitmap” deixe a opção “ZIP”, altere os valores e marque as opções como a figura abaixo:

Objetos

Após as configurações anteriores voltamos para a aba “Geral” para salvar as configurações. Em “Predefinição de PDF” ao lado clique no botão + e salve a predefinição com o nome que desejar.

Geral - Salvar predefinição

Pronto, agora o seu CorelDRAW® está configurado para publicar o PDF/X1-a de acordo com o nosso padrão.

Publicar em PDF/X-1A Photoshop

Para configurar o Adobe Photoshop para o envio de arquivos em PDF/X1-a, siga as instruções.
Vá até o menu ”File” e selecione ”Save As”. Na nova Janela, em Format, selecionePhotoshop PDF e clique em Salvar.

Publicar PDF

Na próxima janela que se abrir, configure o campo: ”Adobe PDF Preset” para “PDF/X-1a:2001”.

Predefinição

Na Aba Compression configure conforme a imagem abaixo:

compression Photoshop

Na Aba Output, em ”Color” selecione em ”Destination” a opção: ” U.S. Web Coated (SWOP) v2″

Geral

Clique em “Save Preset…” para salvar as definições, salve com o nome que desejar.

Cor

Objetos

Pronto, agora o seu Adobe Photoshop está configurado para publicar o PDF/X1-a de acordo com o nosso padrão.

 

Publicar em PDF/X-1A Ilustrator

Para configurar o Adobe illustrator para o envio de arquivos em PDF/X1-a, siga as instruções.
Vá até o menu ”File” e selecione ”Save As”. Na nova Janela, em Tipo, selecioneAdobe PDF e clique em Salvar.

Publicar PDF

Na próxima janela que se abrir, configure o campo: ”Adobe PDF Preset” para “PDF/X-1a:2001”.

Predefinição

Na Aba Compression configure conforme a imagem abaixo:

Compression Illustrator

Na Aba Output, em ”Color” selecione em ”Destination” a opção: ” U.S. Web Coated (SWOP) v2″

Geral

Clique em “Save Preset…” para salvar as definições, salve com o nome que desejar.

Cor
 

Objetos

Pronto, agora o seu Adobe Illustrator está configurado para publicar o PDF/X1-a de acordo com o nosso padrão.

Publicar em PDF/X-1A Indesign

Para configurar o Adobe InDesign para o envio de arquivos em PDF/X1-a, siga as instruções.
Vá até o menu ”File” e em”Adobe PDF Presets”, selecione “PDF/X-1a:2001”. Clique em Salvar.

Publicar PDF

Na Aba General deixe como a figura abaixo.

Predefinição

Na Aba Compression configure conforme a imagem abaixo:

Compression Illustrator

Na Aba Output, em ”Color” selecione em ”Destination” a opção: ” U.S. Web Coated (SWOP) v2″

Geral

Clique em “Save Preset…” para salvar as definições, salve com o nome que desejar.

Cor
 

Objetos

Pronto, agora o seu Adobe InDesign está configurado para publicar o PDF/X1-a de acordo com o nosso padrão.

Incorporação de fontes

O envio de arquivos em PDF X/1-a possibilita o processo de incorporação de fontes, que agiliza o processo de fechamento dos arquivos. Algumas fontes, porém, possuem direitos de cópia (copyright) e portanto não poderão ser incorporadas ao documento. Nestes casos, os textos do arquivo deverão ser convertidos em curvas antes da exportação para o formato PDF. Veja como realizar este processo:

CorelDRAW®
Para converter todos os textos do arquivo vá até o menu Editar>Selecionar Tudo>Texto e em seguida aplique o comando Ctrl+Q (converter em curvas). Se preferir, poderá selecionar texto a texto de seu documento para este processo.

Photoshop
Selecione a layer de texto e com o botão direito do mouse clique em “Convert to Shape”.

Illustrator e InDesign
Selecione o texto com o botão direito do mouse e clique em “Create Outlines” ou pressione o comando Ctrl+Shift+O ou ainda acessando o menu Type>Create Outlines.

Informações dos documentos

Para obter maiores informações dos objetos, bitmaps e preenchimentos. Vá até o menu Arquivo>Propriedades do documento. Veja se contém bitmaps, objetos e preenchimentos em outros padrões como na imagem abaixo:

Propriedades do documento

Nas propriedades do documento pode-se obter muitas informações a respeito do arquivo, separado por categorias. Essas informações pode evitar que seu arquivo seja parado por problemas de fontes ou Preenchimentos, que é algo comum.

Dica: Se atente aos detalhes, principalmente para as cores diferenciadas do CMYK, como: RGB, PANTONE® e entre outras, pois quando convertidas em CMYK pode ocorrer variações muito bruscas com relação a cor original.

Gabaritos

1) Faça o download do gabarito. Usaremos o gabarito do Cartão de Visita 4×0 neste exemplo.

2) o abrir o arquivo no seu CorelDRAW®, observe que existem linhas guia para auxiliar no posicionamento da arte. Elas estão divididas em 3 cores: Azul, Vermelhae Verde.

(AZUL) Formato com sangria

– O fundo do layout deve respeitar este alinhamento para que seja feito um refile com perfeição sem marcas brancas indesejadas. Se estiver usando um bitmap maior que a margem determinada corte com a ferramenta Forma (F10) e depois marque a opção Cortar Bitmap como na imagem abaixo. Utilize esta marcação para todo bitmap que estiver cortado desta forma.

(VERMELHA) Formato Final

– Esta linha marca onde será o corte final do produto.

Obs.: Poderá haver variações no corte, portanto evite utilizar bordas no layout, caso contrário poderá obter resultados como na figura abaixo.

Refile
(VERDE) Margem de Segurança

– Esta é a margem para que os textos e objetos permaneçam em uma linha segura e uniforme no layout.

Obs.: Estas margens devem ser respeitadas categoricamente. Caso o arquivo não esteja nestes padrões de limites, ele será colocado em aguardo para contato ou envio de novo layout.

No caso de impressões “frente e verso” utilize o mesmo padrão da frente para o verso, como na imagem abaixo.

Converter em curvas

Para esta padronização vamos dividir os objetos em 2 categorias:

Neste caso você deve convertê-los em curvas. Para converter todo texto de uma só vez, selecione todos os objetos (Ctrl+A), clique no botão “Desagrupar Tudo”, e vá ao menu Editar>Selecionar Tudo>Texto. Este comando irá selecionar todas as fontes utilizadas no seu layout. Depois, é só converter em curvas (Ctrl+Q). Se preferir converta cada objeto de texto separadamente.

Obs.: Caso possua textos dentro de algum Power Clip, deverá entrar no efeito e converte-los manualmente, pois o processo explicado acima não o localiza.

Para saber se ainda existem fontes em seu arquivo acesse o menuArquivo>Propriedades do documento. assim é possivel verificar se ainda existe algum texto utilizando fontes.

Se mesmo assim existir alguma fonte na listagem “Fontes usadas”, vá até o menuEditar>Localizar e substituir>Localizar objetos e siga os seguintes passos: selecione “Começar nova pesquisa” em seguida assinale “Texto”, na terceira e quarta janela apenas avance e conclua.

DICAS: Evite utilizar fontes menores que 8pt, letras finas sobre cores compostas, principalmente sobre preto 100% 4 cores. Cuidado também com textos com muitosnós, por isso nunca solde todo o texto em um objeto só, utilize simplesmente a função“Agrupar”, é aconselhável conter no máximo 900 nós por objeto.

(É recomendado sempre conferir se a conversão não gerou nenhum erro, pois pode haver mudanças de contorno ou sobreposição de letras. Cuidado também para não salvar o arquivo com o mesmo nome, pois uma vez convertido em curvas você não poderá mais alterar o texto.)

 

Efeito de preenchimento colorido

Para os layouts com muitos efeitos (Lentes, PowerClips, Sombreamentos, Degradês e etc.) é necessário ter uma atenção especial, pois ai estão as maiores dificuldades na hora de fechar seu arquivo, e para isso tem que convertê-los em Bitmap CMYK.

Exemplo:

Efeitos

No caso de efeitos em grupo, como sombreamentos e transparências, tecle a função“Separar” (Ctrl+K) para separar o efeito do objeto principal. Em seguida selecione somente o efeito e vá ao menu Bitmaps>Converter em Bitmap. Configure com 300dpi, Suavização de serrilhado e Fundo transparente conforme imagem abaixo.

Bitmap

Siga o mesmo procedimento em todos os efeitos, bitmaps, envelopes, distorção e preenchimentos degradês.

Obs.: Converta qualquer efeito ou imagem que contenha ângulo de rotação. Pois a imagem poderá voltar ao seu estado normal de ângulo “0”.

Rotação
 

DICA: Toda conversão inutiliza as funções antigas do objeto. Portanto salve este arquivo com outro nome, por exemplo “cartao_fechado.cdr”.

Padrão de cores (CMYK)

Cores: Para evitar problemas com as cores é necessário que o layout seja enviado em padrão CMYK. Para isso você deve conferir se existe algum objeto em outros padrões como RGB ou PANTONE®. Vá até o menu Arquivo>Propriedades do documento. Veja se existe bitmaps ou preenchimentos em outros padrões como na imagem abaixo:

Se existir, volte para o layout e converta-os em CMYK. A mudança poderá ser feita na paleta de cores padrão do CorelDRAW®, já as imagens é necessário convertê-las emBitmap CMYK.

Dicas: No caso de preto chapado, se desejar um preto mais vivo utilize a combinaçãoC30% M0% Y0% K100%, caso contrário o preto poderá sair com tons acinzentados.

Preto_composto

Para que o preenchimento degradê para o preto seja natural, é necessário calçá-lo com a cor do degradê, ou as cores intermediárias poderão parecer desbotadas.

degrade

Obs.: Mesmo com todos estes procedimentos pode ocorrer variações de até 10% nas cores, mesmo tratando-se de um mesmo arquivo.

Variação de cor

Azul Marinho

No momento em que vai desenvolver o seu layout sempre fica a dúvida: É azul marinho ou roxo? Pois quando utilizada a cor Azul Marinho padrão do Corel Draw o impresso fica numa tonalidade totalmente diferente da apresentada em tela.
Para que isso não ocorra vamos demonstrar qual composição utilizar para se obter um Azul Marinho próximo do proposto.

Por padrão o Azul Marinho do Corel Draw é:

Para se obter a cor próxima ao Azul Marinho recomendamos:

Para deixar o azul mais escuro basta apenas adicionar mais porcentagem na composição “K” que representa o preto.

Para ter uma noção da diferença de tonalidade do impresso veja na imagem abaixo.

Tombar layout

Muitos se confundem na hora de fechar um layout vertical. Mas o padrão é bem simples. Neste caso, o material deve ficar da seguinte maneira: Frente>Topo para a esquerda,e Verso>Topo para a Direita. O mesmo se aplica para os demais formatos como Flyers, Folhetos, Postais, etc.

Tombo

O Verniz localizado deve seguir a mesma referência.

FORMATOS MENORES

Layouts menores que os padrões apresentados pelos gabaritos, colocá-los no gabarito referênte ao produto e seguir a ordem de deslocamento conforme a o exemplo abaixo:

Formatos Menores

Obs.: Para outros formatos diferenciados seguir o mesmo, mas sempre utilizando como base o módulo do gabarito correspondente ao produto comprado e no caso do verniz localizado colocar a posição da máscara da mesma forma que o posicionamento da frente e o verso.

Máscara de verniz localizado

Para criar a Máscara de Verniz Localizado primeiro duplique o layout conforme a imagem abaixo. Em seguida apague as áreas que não terão aplicação de verniz localizado e converta os objetos na cor magenta.

Para aplicar em fotos a cor magenta você precisa recortá-las.

Se não deseja utilizar um vetor ou já possui a imagem recortada em outro programa como Photoshop, siga as instruções abaixo:

a) Já sem o fundo, converta a imagem em BITMAP com fundo transparente. MenuBitmaps > Converter em Bitmap. Conforme imagem abaixo.

b) Acesse o Menu Efeitos>Ajustar>Brilho/Contraste/Intensidade e ajuste os 3 itens para (-100).

c) Entre no menu Efeitos>Ajustar>Misturador de Canais, selecione na guia “Canal de Saída” as cores:

Misturador de Canais

“Ciano” e altere todos os canais para: 0% (C:0 M:0 Y:0 K: 0)

“Magenta” e altere todos os canais para: 200% (C:200 M:200 Y:200 K: 200)

“Amarelo” e altere todos os canais para: 0% (C:0 M:0 Y:0 K: 0)

“Preto” e altere todos os canais para: 0% (C:0 M:0 Y:0 K: 0)

Assim a imagem ficará 100% magenta.

Obs.: Cuidado para não mover os objetos neste processo, caso contrário o verniz sairá na posição incorreta.

Verso 4X1 / 4X2

Iremos abordar agora como transformar o verso do seu arquivo para 4×1 cor e 4×2cores.

VERSO 4X1

Selecione a imagem que será convertida e vá até o menu Bitmaps>Converter em Bitmap em resolução deixe 300dpi e em Modo de cor deixe a opção Tons de cinza (8 bits). Deixe marcado as opções: Suavização de serrilhado e Fundo transparente.

Iremos abordar agora como transformar o verso do seu arquivo para 4×1 cor e 4×2cores.

VERSO 4X1

Selecione a imagem que será convertida e vá até o menu Bitmaps>Converter em Bitmap em resolução deixe 300dpi e em Modo de cor deixe a opção Tons de cinza (8 bits). Deixe marcado as opções: Suavização de serrilhado e Fundo transparente.

VERSO 4X2

Selecione a imagem que será convertida e vá até o menu Bitmaps>Converter em Bitmap em resolução deixe 300dpi e em Modo de cor deixe a opção Cor CMYK (32 bit). Deixe marcado as opções: Suavização de serrilhado e Fundo transparente.

Obs.: Verifique sempre se a imagem está convertida em CMYK (32 bit), pois se a mesma estiver em RGB este processo não será válido.

Após convertida a imagem vá ao menu Efeitos>Ajustar>Misturador de Canais. Em Modelo de Cor verifique se está em CMYK e no Canal de saída com o Cianoselecionado deixe “0” todos os valores dos Canais de entrada como na imagem abaixo:

No Canal de saída Magenta deixe “0” para os Canais de entrada, da mesma forma que o Ciano.

Misturador de Canais
No Canal de Saída Amarelo pode ser modificado os Canais de entrada CianoMagentaAmarelo e Preto, dependendo da cor da imagem que será convertida. No exemplo usamos M:30 Y:100 no Canal de Saída Amarelo e no Canal de saída Pretousamos K:100.

Imagem usada no exemplo:

Corte especial

Iremos abordar o processo de como desenvolver um cartão de visita com corte especial.

Utilizaremos o exemplo abaixo:

Primeiro verifique se o layout está seguindo os padrões das margens de segurança:

Feito isso desenhe a faca de acordo com as forma dos objetos de sua preferencia, sendo ela no formato final 47x87mm, sempre deixando uma parte para sangria. Veja o exemplo abaixo:

Após ter desenhado o layout da faca será necessário deixar as bordas com raio de 0,5mm. Para fazer essa aplicação clique em: Janela>Janelas de encaixe>Filete/Vieira/Chanfro.

irá abrir a seguinte janela:

Coloque o valor de 0,5mm de raio. Selecione o objeto e clique em Aplicar.

A forma ficará como o exemplo:

Assim, no acabamento o material ficará com melhor qualidade, evitando que as pontas fiquem amassadas, diminuindo o impacto devido as partes arredondadas.

Feito isso deixe o seu objeto de faca na ultima página do seu gabarito

Pronto, o seu layout com faca especial está pronto para ser enviado para a Gráfica.

 

Gold Stamping

Para aplicar o efeito Gold Stamping no seu material, será necessário a aplicação de uma cor especial: PANTONE 871 C

Para agilizar esse procedimento disponibilizamos uma paleta com essa cor para download:Paleta Especial

Após efetuar o Download clique com o botão direito no arquivo especial.zip e depois em extrair aqui.
Extrair

Para adptá-la ao seu Corel Draw, siga os próximos passos:
Vá ao menu: Janela>Paleta de Cores>Abrir paleta…

Janela

Encontre o arquivo da paleta que acabou de efetuar o Download.

Por padrão o Corel Draw vai visualizar os arquivos com opções “*.xml” (lado direito da janela)

xml

Mude para: Paleta personalizada herdada (*.cpl)

cpl

Dessa forma irá visualizar a paleta especial.cpl. Selecione-a e clique em “Abrir”

Irá aparecer ao lado da sua paleta de cores CMYK.

GoldStamping

Agora poderemos aplicar a cor no layout.

Para a aplicação “Selecione” o objeto do arquivo e aplique a cor da Paleta Especial(PANTONE 871 C)
(Arquivo selecionado e com aplicação)Seleção

O seu arquivo deve conter apenas duas páginas, sendo frente com aplicação da cor Gold Stamping (PANTONE 871 C) e os demais elementos em CMYK e o verso somente em CMYK.

Obs.: Desenvolva o seu layout normalmente, e onde irá conter a aplicação do Gold Stamping é só aplicar a cor PANTONE 871 C no mesmo arquivo, não precisando colocá-lo numa segunda página.

Imã de galadeira

Para desenvolver um imã com corte especial será necessário conhecer sobre as margens de segurança e limites de sangria, para isso veja o exemplo abaixo com as medidas.

Para fazer o imã com corte especial, o mesmo deverá seguir as mesmas medidas de segurança do imã com corte reto. Veja o exemplo:

Após o desenvolvimento da faca recorte, mude o contorno para o padrão PANTONE 871C, Download da Paleta Especial (Caso tenha dúvidas de como instalar a paleta, consulte o Tutorial Gold Stamping). Deixe a Faca junto com a arte que receberá o corte especial na mesma página. Veja o exemplo:

 

Após colocar o layout da faca sobre a arte, publique seu arquivo em PDF/X-1a.
(Caso tenha dúvidas, consulte o Tutorial: PDF/X-1a – CorelDraw, Photoshop, Illustrator ou InDesign)

Banners e adesivos

Ao exportar ou salvar o seu arquivo verifique se a resolução está em 200dpi, no tamanho original. Não exporte ou salve com menor resolução, pois toda a arte poderá ficar desfocada ou quadriculada., perdendo a qualidade.

No Corel Draw, no momento da exportação para JPG faça o ajuste no seguinte campo:

exemplo 60x90cm

No Photoshop, antes de desenvolver o seu layout, configure conforme o exemplo:

Photoshop
Configuração de Layout no Photoshop

Abaixo uma comparação de resolução:

Alta Resolução Baixa Resolução

Não é possível aumentar a resolução de uma imagem que já está em baixa, portanto ao converter uma imagem em baixa resolução para maior resolução a mesma irá desfocar, conforme exemplo abaixo.

Imagem desfocada

 

 

BANNERS COM ILHÓS

Ao desenvolver um layout de banner com acabamento em ilhós, siga a orientação dos gabaritos.
Atente-se a margem de 3cm para colocação do ilhós, conforme imagem do gabarito:

Exemplo do Gabarito Ilhós

Pois informações importantes poderão se tornar ilegíveis após a aplicação do ilhós, conforme exemplo:

Layout sem aplicação do ilhós

 

 

Layout com aplicação do ilhós, sem respeitar as margens de segurança

 

 

ADESIVO VINIL

A impressão em adesivo vinil não tem a mesma qualidade de uma impressão em Off-Set. Por este motivo devemos atentar-se aos itens colocados no layout, como por exemplo: Fonte.

O tamanho mínimo de fonte para adesivo vinil é 9pt, menor que isso poderá causar ilegibilidade.

Veja exemplo:

Layout impresso em Adesivo Vinil

 

 

Layout enviado pelo cliente

 

 

ADESIVO VINIL – CORTE ESPECIAL

Para o Adesivo Vinil com Corte Especial, trabalhamos com um formato mínimo: 10x10cm (Recortes personalizados). Para formatos padrões, Redondos ou Quadrados o formato mínimo deve ser 4x4cm.

Ao desenvolver a faca do layout, não deixe pontas muito próximas ou com cortes internos, pois, no momento em que for retirar para aplicação o mesmo poderá sofrer danos ou até mesmo descolar facilmente do local aplicado. Veja os exemplos:

Forma Correta Forma Incorreta

 

 

ADESIVO MICROPERFURADO

O Adesivo microperfurado possibilita uma maior visibilidade da sua propaganda. Indicado para aplicações em carros, vitrines em geral. A aplicação não atrapalha a visualização interna para o lado externo do carro ou estabelecimento, garantindo que sua propaganda fique legível para visualização externa. O mesmo é composto por vários furos circulares, e exige que as informações do layout estejam bem legíveis.

Vamos citar o exemplo de um layout com endereço e número de telefone, onde a aplicação será no vidro de um carro.

Se as fontes estiverem menores que 60pt, as informações ficarão ilegíveis, pois os furos do adesivo microperfurado tem o raio 0,5mm, com distância de 1mm para o outro furo, logo o tamanho de fonte mais adequado e legível para esse tipo de impressão é de nomínimo 60pt.

Veja o exemplo:

Exemplo de layout


Tamanho de Fonte utilizado: 24pt


Tamanho de Fonte utilizado: 60pt


Tamanho de Fonte utilizado: 100pt

Pronto! Seguinto as orientações citadas neste tutorial, você terá maior garantia e evitará transtornos ao oferecer ao seu cliente o máximo de qualidade independente do produto.

Blocos e talões

Blocos e Talões são produtos que contam com acabamentos específicos e exigem cuidados especiais no processo de produção. Para a correta confecção destes produtos, incluímos aos gabaritos elementos que simbolizam o acabamento padrão de ambos. Estes elementos estão preenchidos com a cor PANTONE 871 C.
A figura abaixo representa a aplicação de arte final ao gabarito de blocos:

bloco

Estes elementos foram adicionados ao gabarito com a finalidade de evitar a ocorrência de não conformidade da arte final. Por isso, respeite os limites impostos por estes elementos. Veja no exemplo abaixo, como deve ser uma correta aplicação do layout ao gabarito de talões:

talao

Este espaço pré-determinado de 15 mm, consiste no espaço ideal para a aplicação da serrilha e dos grampos nos talões, sem prejuízo do layout.
Respeitando este espaço e as margens determinadas pelas linhas-guia, seu arquivo estará adequado para a produção.
No caso de seu pedido ser referente à talões numerados, atente-se em respeitar o espaço mínimo para a confecção da numeração. Abaixo, mostramos como deve ser feita a solicitação de numeração.

talao4

Caso seu pedido tenha 02 campos de numeração, estes devem estar alinhados, como mostra o exemplo abaixo:

talao5

Para aplicar a Numeração no seu material, será necessário a aplicação de uma cor especial:PANTONE 871 C
Para agilizar esse procedimento disponibilizamos uma paleta com essa cor para download: Paleta Especial

Após efetuar o Download clique com o botão direito no arquivo especial.zip e depois em extrair aqui.

extrair

Para adaptá-la ao seu Corel Draw, siga os próximos passos:
Vá ao menu: Janela>Paleta de Cores>Abrir paleta…

janela

Encontre o arquivo da paleta que acabou de efetuar o Download.

Por padrão o Corel Draw vai visualizar os arquivos com opções “*.xml” (lado direito da janela)

xml

 

Mude para: Paleta personalizada herdada (*.cpl)

cpl

Dessa forma irá visualizar a paleta especial.cpl. Selecione-a e clique em “Abrir”. Irá aparecer ao lado da sua paleta de cores CMYK.

gold

Agora poderemos aplicar a cor no layout.

Para a aplicação “Selecione” o objeto do arquivo e aplique a cor da
Paleta Especial (PANTONE 871 C)

Após finalizar seu layout, publique seu arquivo em PDF/X-1a.
(Caso tenha dúvidas, consulte o Tutorial: PDF/X-1a – CorelDraw, Photoshop, Illustrator ou InDesign)

https://www.futuraimbativel.com/arquivos_comocomprar/info.png
Ainda tem dúvidas?

Você pode solicitar nosso serviço de criação ou acabamento. Basta nos enviar um e-mail, ou comprar diretamente na seção.

Tirar dúvidasclear

+ de Sama Shop
DESIGN

Exclusivas imagens, criações e fotografias

SUPORTE

Ajuda online por chat, e-mail ou WhathsApp

ELEITA!

TOP 10 Graphic’s Awards

Quando o assunto é a impressão de quaisquer itens, muitas pessoas já a relacionam com burocracias, diversas idas à gráfica responsável e muita conversa para se chegar a um preço compatível com o orçamento. Uma saída para esse dilema é a escolha de gráficas online.

Elas costumam oferecer todos os serviços gráficos de maneira mais dinâmica, fácil e prática. Basta escolher e enviar o projeto que deseja imprimir nos formatos requeridos pelos prestadores de serviço, e o orçamento aparecerá rapidamente na tela do seu computador.

Os reflexos no bolso e a praticidade em relação a prazos, podem ser vistos de forma imediata. Essas gráficas requerem uma estrutura de trabalho e uma organização mais simples do que as convencionais. Além disso, com o registro digital, elas reduzem os custos diretos e indiretos, diminuindo os encargos financeiros de uma loja física.

Outra vantagem que as gráficas online oferecem aos clientes é a praticidade de escolher os modelos, as cores e os formatos dos produtos que serão impressos. É possível enviar arquivos personalizados, entretanto elas já têm uma vasta variedade de layouts prontos para facilitar a vida de seus clientes.

Gráfica na web

Além de ser uma maneira simples de entregar os seus contatos a outra pessoa, o cartão de visita possibilita que você realize o seu marketing pessoal e profissional. Esse item oferece inúmeras vantagens para o networking e é um suporte eficiente para a comunicação empresarial.

Mais que um objeto, o cartão de visita garante diversas possibilidades de marketing direto, considerado o melhor para que os negócios fluam e cresçam, e é perfeito para quem acabou de realizar uma reunião importante com um contratante ou cliente e quer manter o vínculo, por exemplo.

Outra vantagem para quem investe nesse recurso é a facilidade em carregá-lo para todos os compromissos. Durante o marketing “face a face”, basta deixar o cartão no bolso ou na carteira e entregá-lo a outros profissionais, transmitindo confiança e profissionalismo.

Para completar, o cartão de visita é um método econômico de alcançar diversas pessoas, seja o público-alvo, seja os parceiros. Com um valor que cabe no seu bolso, você consegue imprimir dezenas de cartões. Você delimita a quantidade necessária, tendo um ótimo custo-benefício.

 

Vantagens da Sama Shop, a sua loja de design digital

Aqui você pode escolher fotografias profissionais, adaptar arquivos digitais ao seu trabalho com ícones e imagens vetorizadas. Vetorizamos diversos logotipos, os mais famosos do mercado para que você possa utilizar nas aplicações necessárias em suas artes.

Temos templates prontos para quem deseja rapidez nos prazos, com eles é possível baixar e somente alterar textos e imagens.